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A bicicleta como alternativa para democratizar os espaços urbanos

Artigo publicado no Jornal A Hora dos Vales

A bicicleta como alternativa para democratizar os espaços urbanos


A mobilidade urbana é um grande desafio para as cidades, não só de médio e grande porte, mas já perceptível em cidades menores. À medida que as cidades crescem e expandem seus limites, as distâncias entre os inúmeros serviços, necessários à sobrevivência e também o local de trabalho, tendem a aumentar. Tais aspectos confrontam com o princípio de criação das cidades que, historicamente, (dentre outros)  foi para proporcionar conforto e encurtar as distâncias entre as pessoas e suas demandas. Com a ascensão do ciclismo, visível nas cidades - não só na nossa região mas a nível mundial - a gestão pública tem sido pressionada para oferecer meios viários alternativos para comportar essa crescente. O que chamo de democratização viária, pois tais alternativas tendem a reduzir os engarrafamentos, melhorar questões ambientais como por exemplo a qualidade do ar, reduzir acidentes de trânsito e, mais que isso, otimizar os deslocamentos e o tempo decorrido entre os pontos de origem e destino, não só para quem pedala mas para todos que vivem nas cidades. Estudos apontam que em grandes centros, as pessoas perdem cerca de quarenta dias do ano parados em congestionamentos. Quem vive em cidades menores, não acredita quando, nas capitais principalmente, as pessoas levam cerca de noventa minutos para percorrer distâncias próximas de dez quilômetros - o que de bicicleta levaria vinte e cinco minutos. Em igual escala mas (ainda) não tão presente na nossa região, a poluição sonora também é um dos problemas advindos da crescente urbanização e que podem ser minimizados a partir do uso de meios de transporte alternativos, como a bicicleta. Além da qualidade de vida que tende a melhorar, a redução dos veículos nas vias proporciona um ambiente mais harmonioso, agradável e limpo, além de reduzir o custo urbano, pois pessoas saudáveis produzem mais, adoecem menos e consequentemente se isentam do uso dos sistemas de saúde. Admito que a transformação é lenta e tampouco instantânea, pois começar a pedalar envolve não só as questões de infraestrutura supracitadas mas também a mudança de pensamento e organização pessoal. Porém, fica para reflexão, as vantagens que o uso da bicicleta traz são iminentes. Não precisamos esperar o “problema” aparecer para saná-lo, pois temos recursos e conhecimento suficientes para evitá-lo.


Paulo Gustavo Sehn

Doutorando em Memória Social e Bens Culturais, Ciclista, CEO Portal Bike do Sul.


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Benefícios e vantagens de ser federado

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Se você é cicloturista, dirigente ou atleta, está convidado a fazer parte da Federação Gaúcha de Ciclismo. A entidade tem como objetivo incentivar a bicicleta em todas as suas dimensões (esportiva, lazer, mobilidade, saúde, convivência).

As filiações oferecem diversas vantagens e ainda podem ser feitas totalmente online, confira:

- Desconto nas provas válidas pelo ranking;

- Somente filiado vai pontuar para o Ranking Gaúcho;

- Taxa única de filiação anual;

- Filados podem pontuar para ranking em qualquer Estado;

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PARA AUTORIZAÇÃO DO EVENTO COM O SELO FGC

Na Lei (Código de Trânsito Brasileiro), Art. 67. As provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação, só poderão ser realizadas mediante prévia permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via e dependerão de:

I - autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas.

O organizador do evento de Ciclismo deverá entrar em contato com a Federação Gaúcha de Ciclismo através do email fgc@fgc.com.br para informar a realização do evento, se comprometendo a atender requisitos, para que seja possível o uso do selo de evento Oficial.

REQUISITOS EXIGIDOS:


1) disponibilizar ambulância e cientificar a Secretaria de Saúde local;



2) autorização do Poder Público (se for o caso de evento em via pública)



3) demonstração de experiência em organização de eventos de mesmo porte;



4) seguro para atletas;


5) conceder e anunciar nos materiais de divulgação da prova desconto de, no mínimo, 20% no valor da inscrição para atletas e cicloturistas federados à FGC;



6) cumprir as exigências as regras de controle antidoping dos órgãos oficiais que a FGC é filiada.



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